Como saber quando devo mudar de contador? Veja algumas dicas

Sua contabilidade precisa ser o braço direito da sua empresa. É importante avaliar se ela está fazendo um bom trabalho. Lembre aqui alguns pontos que você deve ter atenção!
Quando devo mudar de contador

Será que você está satisfeito com os serviços que seu contador oferece? Uma boa gestão contábil e financeira é algo essencial para o bom funcionamento de uma empresa. É importante sempre avaliar se seu contador vem atendendo bem às suas necessidades ou tem cometido muitos erros. Em alguns casos, vale considerar mudar de contador. Mas como escolher bem um novo profissional ou novo serviço? Quais seriam os motivos relevantes para que você tome essa decisão? Leia nosso post e tire suas dúvidas sobre este assunto!

Ele tem conhecimento técnico para auxiliá-lo?

A legislação tributária e fiscal sofre constantes atualizações. Por isso, o contador precisa ter o conhecimento adequado para atender todas as demandas jurídicas e contábeis que a empresa apresentar. Um dos papéis do profissional de contabilidade é destrinchar a parte contábil-financeira da organização. Desta forma, facilita-se o entendimento de sua saúde financeira para o gestor e buscando mais inteligência fiscal. Se o contador que você contratou para cuidar da contabilidade de seu negócio não estiver bem antenado aos métodos e às ferramentas contábeis, você poderá ser multado, tomar decisões ruins e perder oportunidades interessantes de mercado.

https://www.conube.com.br/trocar-contador?utm_source=blog&utm_medium=cta&utm_campaign=site-trocar-contador-v2

Ele está sempre disponível?

A disponibilidade é uma das características mais importantes que o contador deve ter para sua empresa. É comum que várias dúvidas surjam com a abertura de um negócio no mercado ou com as mudanças de cenários, investimentos, enquadramento tributário e análises de riscos. A ajuda deste profissional é fundamental para que o gestor tenha as informações corretas para tomar decisões acertadas. Se o contador não retorna os seus telefonemas, demora muitos dias para responder os e-mails e dificulta a comunicação, talvez seja uma boa ideia procurar o auxílio de um novo contabilista.

Ele ajuda na formação estratégica da empresa?

A ideia é que o contador seja mais do que um simples prestador de serviços. O objetivo é que ele atue quase como um parceiro de negócios. Ele deve ser um consultor que colabora diretamente para que a empresa atinja o sucesso dentro de seu segmento de atuação. Talvez seja mais interessante buscar um contador que tenha experiência dentro de sua atividade, com especialização nesta área, caso o atual contador não demonstre a capacidade para desenvolver um planejamento estratégico fiscal-contábil adequado para seu contexto.

Ele é mais proativo do que reativo?

O contador é um assistente direto da gestão da empresa. E é muito melhor que a gestão seja proativa do que reativa. Desta forma é possível antever os problemas e cenários em vez de deixar que ocorram incêndios para depois apagá-los. O contador deve analisar linhas de crédito, enquadramentos tributários, questões burocráticas e outros elementos, a fim de sugerir melhores direções para seu negócio. O contador é peça-chave no controle das finanças e na melhor fundamentação das decisões de risco e investimento do gestor, ainda mais naqueles negócios que estão em desenvolvimento ou começando no mercado. Ele deve ser responsável, acessível e competente para te oferecer exatamente os serviços que você precisa.

Faça algumas perguntas a você mesmo:

• Como está o relacionamento com o seu contador hoje em dia?

• Os serviços que ele vem realizando atendem bem às demandas de sua pequena empresa?

• Já avaliou se sua empresa não pode ser atendida por uma contabilidade online?

E então, o que achou? Caso queira, compartilhe suas experiências nos comentários.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.