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Conheça os 5 desafios do primeiro ano de empresa

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

Todos sabem que abrir uma empresa não é tarefa fácil. O empreendimento exige planejamento, recursos humanos e financeiros, e muita dedicação e paciência para esperar o tempo certo para ver os resultados. Os desafios do primeiro ano de empresa são grandes. As instabilidades e incertezas do negócio são obstáculos constantes. Mas um bom plano estratégico para sobreviver às tempestades e vencer os primeiros desafios pode garantir o sucesso do empreendimento!

Principais desafios do primeiro ano de empresa:

Aquisição de novos clientes

Uma das maiores preocupações dos empresários no primeiro ano de empresa é alcançar os consumidores interessados em seus produtos ou serviços. Conquistar uma boa carta de clientes é fundamental para o progresso do negócio. Mas o que a empresa deve oferecer para atrair os seus clientes? E como encontrá-los?

Para chegar até seus consumidores, você precisará saber identificar e conhecer o público-alvo de seu negócio. A partir disso, poderá oferecer aos potenciais clientes o que esse perfil de público espera da sua empresa. Uma vez que os clientes façam o primeiro contato, será a oportunidade de mostrar os atributos da empresa, através de um bom atendimento. Afinal, o atendimento é um dos quesitos que os consumidores mais valorizam.

Retenção de clientes

Tão ou mais importante quanto conseguir novos clientes, é fidelizar os antigos. Os consumidores, de um modo geral, querem ter comodidade e segurança em suas compras e contratações, por isso, é muito comum, quando há satisfação, se manterem fiéis a determinadas marcas e empresas.

Para garantir a fidelidade de seus clientes, é fundamental que a empresa ofereça vantagens que motivem novas compras e aquisições, como descontos, programas de pontos que dão direito a brindes etc. Essa é uma maneira de manter seu cliente sempre por perto, ou ao menos ajudando a divulgar sua marca.

Gerar reputação para a marca

primeiro-ano-da-empresaNo primeiro ano de empresa, gerar reputação para ganhar a confiança do público é o grande desafio do empreendedor. Devido à concorrência, não é tarefa fácil incluir uma nova marca ou empresa no mercado. Afinal, a reputação é responsável por grande parte dos negócios concluídos.

Assim, será fundamental que haja um planejamento estratégico da empresa, a fim de investir em instrumentos de divulgação e marketing, principalmente digital, para dar vida à marca ou empresa, observando os recursos financeiros disponíveis. Trata-se de um investimento que pode trazer resultados a curto e médio prazo. Já pensou em ter sua empresa famosa por aí?

Expansão de ofertas de produtos

A oferta de produtos da empresa deve considerar o planejamento financeiro, levando em conta todos os custos da operação para, então, precificar o produto e ofertar para o público. Alguns empreendedores acreditam que, no início dos negócios, o preço dos produtos deve ser baixo para garantir lugar no mercado. No entanto, a baixa lucratividade e o alto custo das operações podem comprometer o orçamento da empresa. O diferencial, nesse caso, será a correta execução de um planejamento estratégico e financeiro consistente.

Serviços e obrigações tributárias

É um ponto muito importante para quem está começando a empreender: ter um bom planejamento para definir estratégias de atuação de mercado e financeiras, além de traçar objetivos e metas a serem alcançados. Todos os custos do negócio devem ser previamente calculados, como aqueles decorrentes das necessidades de serviços, e, principalmente, as obrigações tributárias que representam um grande desafio no orçamento financeiro no primeiro ano de empresa.

Por isso, é muito importante contar com um serviço contábil de qualidade. Profissionais qualificados, serviços de contabilidade online – que oferecem ferramentas modernas para controlar o pagamento de impostos da empresa, a emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outros – podem facilitar muito a vida do empreendedor, inclusive aquele que ainda pretende começar um negócio. Com isso, você poderá dedicar seu tempo ao que realmente importa: o seu negócio!

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José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

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