Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Tudo o que você precisa saber sobre o Registro Contábil de uma empresa

Taís PinheiroTaís Pinheiro

Você sabe quais são os cuidados que o empresário precisa ter com relação ao registro contábil de uma empresa? É muito importante que o empreendedor esteja ciente de todos os assuntos relacionados a esse tema porque é a partir desta rotina que a contabilidade da empresa pode ser feita da maneira correta. Portanto, o empresário precisa entender esse conceito, quem deve fazer, qual a sua importância, quais são as suas responsabilidades e as do contador, quando esse registro precisa ser feito e o que é necessário fornecer.

Assista ao vídeo e tire as duas dúvidas:

O que é o Registro Contábil de uma empresa?

O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.

O registro contábil de uma empresa é obrigatório, conforme a ITG (Interpretação Técnica Geral) 2000, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1330 de 2011, e é aplicado para qualquer tipo de empresa independentemente do formato jurídico ou do porte financeiro.

Quem deve fazer o Registro Contábil?

O Registro Contábil deve ser feito por um contador ou um técnico em contabilidade, mas o procedimento é sempre feito em conjunto com você, que é dono das informações. Assim sendo, é essencial a sua colaboração como empresário para esta tarefa.

Qual a importância do Registro da Contabilidade?

É através dos dados contábeis que você consegue verificar qual a saúde financeira da sua empresa, qual o total de bens acumulado, qual o patrimônio líquido apurado, se você obteve o lucro almejado ou não, inclusive, é através dessa informação que você consegue verificar quais são os dividendos disponíveis para sua retirada.

Tudo o que você precisa saber sobre o Registro Contábil de uma empresa

Qual a responsabilidade do Contador e do Empresário sobre esse tipo de informação?

O contador deverá proceder o registro da contabilidade seguindo as normas indicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. É de sua responsabilidade a aplicação técnica e ética sobre os dados recebidos.

Com relação ao empresário, é de responsabilidade dele fornecer todas as informações econômicas e financeiras de forma completa, clara e idônea. Ao término de cada exercício, o empresário deverá emitir uma carta de responsabilidade da administração onde ele declara que todos esses dados foram entregues.

Quando o Registro da Contabilidade precisa ser feito?

A norma diz que a contabilidade precisa ser registrada tempestivamente. Neste caso, ela não indica quando e de que forma. Normalmente é aplicado que o registro aconteça mensalmente, ou seja, é importante que você encaminhe as informações todos os meses para o seu contador.

Quais são os dados que você precisa fornecer para o registro?

Isso vai depende de quais serviços o seu contador atual presta para você. Por exemplo, se ele cuida da parte fiscal e da parte de recursos humanos da empresa, você não precisa dar essas informações para ele porque ele já as possui, mas a parte, por exemplo, financeira sobre pagamento dos impostos e pagamento da folha de pagamento, você precisa fornecer a ele.

Há informações que seu contador não possui, como o extrato bancário da sua empresa, as despesas pagas por ela, os comprovantes das despesas, valores de aquisições de bens, contrato de aluguel, todos os dados que não são originados pelo próprio contador. Esses você precisa entregar a ele.

O que achou do post? Foi útil para você?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Migrar Empresa

Graduada em Ciências Contábeis com extensão em planejamento tributário pela PUC-SP. Tem mais de 18 anos na área contábil, sendo 11 no setor de auditoria externa.

Comments 0
There are currently no comments.