Como fazer sua empresa economizar em impostos

Para um empresário, todo dia é dia de pensar em reduzir os custos e aumentar as receitas. As deduções provenientes de impostos correspondem a um valor significativo nessa equação. Há maneiras eficientes de se diminuir consideravelmente as despesas tributárias em um negócio, sobretudo quando há a tributação Simples Nacional, que pode ser uma excelente opção. Neste artigo vamos dar dicas práticas sobre como economizar em impostos na sua empresa. Confira!

Por que optar pelo regime Simples Nacional?

Como economizar em impostos na sua empresaO regime de tributação Simples Nacional é a melhor escolha para o empreendedor cujo faturamento anual esteja abaixo de 4, 8 milhões de reais. A opção pelo formato permite reduzir a carga tributária em até 40%. A taxa de alíquota varia de acordo com o setor do seu empreendimento, seja do comércio ou da indústria.

Pessoas Jurídicas (PJ) com ramos de atuação em fisioterapia, corretagem de seguros, locação de bens móveis, educação e capacitação têm desconto na alíquota proporcional ao valor total da folha de salários. Ou seja, quanto mais custos com empregados, menor a taxa.

Enfim, ao escolher o sistema Simples, você garante um lucro maior e reserva mais capital para investir no seu negócio e na sua vida.

Pense na possibilidade de abrir uma empresa

No regime Simples Nacional, existe uma grande vantagem para profissionais freelancer que pretendem abrir empresa. Se este é o seu caso, saiba que, ao atuar como PJ ao invés de Pessoa Física (PF), a alíquota subtraída na renda total é perceptivelmente menor. Se quiser, é possível diminuir ainda mais essa despesa no primeiro ano em que abrir o seu próprio negócio. Além disso, o lucro que você obtiver pela empresa será isento de impostos. Quer dizer que a sua única responsabilidade fiscal será arcar com as taxas referentes ao faturamento da empresa no ano.

Adote o sistema de Notas Fiscais eletrônicas

Pense bastante em iniciar o seu empreendimento e não se esqueça: a emissão de notas fiscais é indispensável para a regularidade do serviço de PJ. Sobre isso, as NFS-e (Notas Fiscais eletrônicas de serviço) são uma excelente maneira de cortar gastos, otimizar o sistema de vendas e evitar erros no cálculo dos impostos que possam gerar despesas a mais e até problemas com a União. A utilização de NFS-e também facilita a contabilidade do fluxo de caixa e permite ao seu microempreendimento ampliar o leque de clientes, conferindo credibilidade e agilidade ao serviço.

Procure um especialista para economizar em impostos

Dicas para economizar impostosMesmo conhecendo o regime de tributação Simples, você pode ficar na dúvida ao abrir a sua empresa. Afinal de contas, se o sistema de impostos brasileiro pode ser muito complicado até para experientes empreendedores, imagine para os iniciantes.

Para evitar equívocos, consulte assim que possível um contabilista ou um especialista em legislação tributária. Esses profissionais são capazes de indicar o melhor caminho para você economizar em impostos sem correr o risco de cometer irregularidades acidentais. Eles serão úteis também na escolha do modelo ideal de planejamento tributário da sua empresa.

Comece agora

Se você trabalha com fotografia, serviços de informática, aulas particulares ou organiza eventos, por exemplo, essa é a uma ótima hora para abrir a sua empresa. As deduções nos impostos serão consideráveis e as chances de expandir o seu negócio também.

Agora você já sabe porque o regime Simples Nacional é uma ótima dica para a sua empresa economizar nos impostos, certo? Gostou do artigo? Deixe seu comentário sobre o assunto!

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.