Como montar um consultório médico e fazer um negócio rentável?

Como montar um consultório médico

O número de formados em medicina cresce cada vez mais. O médico tem várias maneiras de atuar, mas tem se tornado frequente o interesse desses profissionais em se formalizar, abrindo seus consultórios. As clínicas também são um negócio, mas fazer isso dentro da lei e de forma rentável é o grande desafio. O médico está oferecendo seus serviços em troca de remuneração. É necessário conhecer estratégias eficazes para que sua clínica cresça e atraia sempre mais clientes. Confira algumas dicas de como montar um consultório médico e fazer desse um negócio de sucesso!

Como montar um consultório médico

Assim como para qualquer profissional, para o médico também é imprescindível trabalhar dentro da lei. Além de ser uma necessidade para o bom funcionamento da clínica, é fundamental para a imagem do profissional. Um médico clandestino, com um negócio cheio de irregularidades, não inspira nada de confiança.

Procure orientação especializada. Através da internet já é possível acessar excelentes serviços de contabilidade, que passam todas as informações necessárias e realizam o procedimento burocrático para que sua empresa seja reconhecida perante a lei e funcione regularmente. Não descuide dessa etapa, que é fundamental para a existência e continuidade de seu negócio.

Agende apropriadamente as consultas

Com um bom sistema de gestão, o médico poderá agendar suas consultas de forma organizada. Uma agenda eficiente vai marcar datas e horários, os dados do cliente, duração da consulta, os retornos, remarcações de consulta, pagamento do paciente e outros eventos.

O médico deve aproveitar as informações da agenda para fazer lembretes aos seus pacientes sobre o dia marcado, enviando mensagens por SMS ou por e-mail. O uso desses recursos diminui o gasto com ligações telefônicas, poupa tempo e reduz até em 30% a taxa de não comparecimento dos clientes.

Faça prescrições eletrônicas

O médico precisa acompanhar a tecnologia digital e usá-la a seu favor. Novamente um bom sistema de gestão permite que se façam prescrições eletrônicas através de modelos já prontos de receitas, que devem ser customizados conforme o paciente e a medicação e, em seguida, impressos no momento ou até enviados por e-mail. Essa técnica agiliza o atendimento e é satisfatória tanto para o paciente quanto para o profissional.

Controle as suas finanças

A clínica também é uma empresa e precisa de gestão financeira para prosperar. Controle receitas e despesas, os dispêndios que tem com equipamentos, aluguel, funcionários, produtos específicos para sua atividade, contas de água, luz, telefone, internet e assim por diante. Estabeleça qual a sua margem de lucro e veja como anda o equilíbrio entre o dinheiro que entra e o que sai de seu negócio. Essa gestão vai ajudar na melhor tomada de decisões. Mais uma vez, um software de alta qualidade possibilita que o médico acompanhe de maneira adequada todos os processos financeiros.

Preste um bom atendimento

O médico deve atender bem seu paciente, com carisma e mostrando-se atencioso com ele. Mostre-se interessado pela saúde dele, saiba ouvir e seja responsável na hora de prescrever remédios, passar exames ou sugerir internações. Lembre-se de que sua atividade é delicada e envolve a saúde do cliente. Não trabalhe somente pelo dinheiro, envolva-se com sua atividade e com a vida de seus pacientes.

Facilite os pagamentos

Como se trata de um negócio, é recomendado acompanhar as boas tendências do mercado. Atualmente, é muito comum o pagamento parcelado, dividido no cartão. Você poderá criar o cartão da clínica ou um carnê. Ofereça a opção de pagar em boleto, cheque ou transferência bancária. Quanto mais alternativas oferecer, mais o paciente se sentirá beneficiado. Seja criativo e versátil. Você verá como algumas estratégias irão incrementar bem seu negócio!

E aí, foi útil para você aprender a montar um consultório médico? Troque ideias com os outros leitores nos comentários!

E se você quiser ficar por dentro das novidades sobre a abertura de empresas para médicos, clique aqui para conferir um post sobre o assunto.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.